Close

Not a member yet? Register now and get started.

lock and key

Sign in to your account.

Account Login

Forgot your password?

Projecto dos QoS – 2015

Escopil internacional no projecto de Qualidade de serviços das redes de telecomunicações-INCM


Como parte das suas responsabilidades – controlar a qualidade dos serviços das redes de telecomunicações e serviços de comunicação presentes em moçambique – o Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique (INCM), junto com o seu parceiro principal, o SGS – líder mundial em inspecção, verificação e certificação – e a Global Voice Group S.A (GVG), uma empresa subcontratada, solicitaram a Escopil Internacional para desenvolver um trabalho no sentido de avaliar a qualidade das telefonias móveis a nível provincial.

O projecto foi levado a cabo durante um período de 4 meses na província de Maputo.
Fizeram parte as três telefonias móveis, nomeadamente mCel, Vodacom, MOVITEL.

Uma vista panorâmica de utentes com o telemóvel em uso e em movimento

As medições foram efectuadas na perspectiva de uso por parte do consumidor, tendo a variável “local” como elemento de avaliação. Neste contexto, a avaliação teve em conta os seguintes locais: interior/exterior de edifícios independentemente da altura, pedestres com telemóvel em mão e dentro do carro dinâmico/estático.

As campanhas de medição foram no sentido de acompanhar e perceber com precisão a experiência da operadora no uso e cobertura da sua rede, elementos considerados essenciais para uma boa comunicação com os clientes. Fez-se também a medição da qualidade de serviço de SMS e avaliação da recepção em tempo real.

 

Comments are closed.